sexta-feira, 29 de julho de 2016

Você pode

Você pode curtir ser quem você é, se apaixonar pela sua vida, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio, sua família, amigos e para todos aqueles que convivem com você. Ou pode optar por lançar um olhar de censura, que poda, que pune, que fere e que mata, sem nenhuma consideração com as dificuldades de cada um.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, acreditar nos próprios sentimentos, se lançar na aventura que é se apaixonar, ou se lamentar porque não existe ninguém ao seu redor.
Você pode viver cada dia como se fosse o último, ou pode apenas agir de acordo com o figurino, como se a vida fosse um grande script onde cada um tem o seu papel pré-definido.
Você pode se acomodar. Deixar tudo como está. Ou, com paciência e trabalho, conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos. Estancar a corrente dos sonhos antes mesmo de saber o que poderia acontecer, ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Espelho Interior

Você pode amaldiçoar sua sorte, culpar a todos menos a si mesmo, ou encarar cada situação como uma grande oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece.
Você pode mentir para si. Afinal, é tão mais fácil. Ou pode encarar a verdade, pois, no fim das contas, é sempre você quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas, caminhar firme em direção a ele, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá todos os dias, ou ficar preso a um passado que já acabou ou a um futuro que ainda não veio.
Você pode desfrutar o máximo das coisas que você é e possui ou se acabar na ansiedade de não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode melhorar a si próprio e, por consequência, melhorar tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo progrida para que só então você possa fazer essa mudança.
Você pode continuar escravo da preguiça ou comprometer-se com você mesmo tomando atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender mais nada.
Você pode ser feliz com a vida como ela é ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A escolha é sua e o importante é que você sempre tem a chance. Você pode até não escolher como se sente, mas pode optar pelo que vai fazer a respeito. Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura. Qual fruto você está plantando?

Luis Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário